segunda-feira, 24 de maio de 2010

As aparências enganam

segunda-feira, 24 de maio de 2010
Quem não quer ter um corpo sarado, de dar inveja em qualquer buchinho de cerveja? Atualmente, o culto do corpo é algo desejado por todos, principalmente pelos jovens. Mais do que obter uma vida saudável, o objetivo agora é "aparecer", mostrar que a malhação tem resultados - e eles estão gravados no corpo, quase como uma tatuagem. O corpo virou uma escultura, onde qualquer um pode fazer o que bem entender. Hoje, o negócio é ter personalidade. Nas roupas, nos cabelos... E por que não no corpo também? O problema é só ter cuidado para que o sentir-se bem não extrapole os limites do corpo.

O fisiculturismo pode vir disfarçado de força evititalidade. Contudo, as aparências podem enganar. O corpo sarado representa mais status do que saúde. A prova disso está contida no caso de um dos maiores fisiculturistas, Arnold Schwarzenegger. O político já foi padrão a ser seguido pelos fisiculturistas. No entanto, ele parece ter deixado isso pra lá e acabou seguindo outros rumos, como cinema e a política, mais atualmente. Arnold não possui mais seu físico de antes, mas não deixou de ter influência pelo o que já foi, o que o fez conquistar boas posições em outros ramos profissionais.

Ainda que seja considerado esporte, o fisiculturismo não representa lá muito o ideal de saúde. Talvez o ego dos fisiculturistas é algo que necessita muito mais alimentação do que seus músculos, propriamente ditos. Aliado à musculação intensa - até mesmo exaustiva - o uso de anabolizantes é feito indiscriminadamente, comprometendo a saúde dos "atletas". Um exemplo disso é Gregg Valentino, um dos mais controversos e populares fisiculturistas da história. O rapaz começou a fazer musculação aos 13 anos e chegou a injetar nos bíceps uma espécie de óleo, a fim de se tornar mais forte. As consequências foram drásticas - o bíceps do atleta "explodiu". Além disso, a prática de cultivar os músculos exagaeradamente tem feito a cabeça de mulheres, crianças e idosos. Por exemplo, temos o caso Richard Sandrak, mais conhecido como "Pequeno Hércules". O garoto, hoje aos 14 anos, começou a praticar musculação aos 8 anos. Outro caso, é o de Ernestine Shepherd, que entrou para o Guiness Book como a fisiculturista mais velha do mundo, com 73 anos.

Cada um tem um sonho a perseguir, um objetivo a alcançar. Mas até que ponto vale a pena nos sacrificarmos? Se sabemos respeitar o limite dos nossos sonhos, é importante também saber o limite do nosso corpo.

O "Pequeno Hércules". Apesar de ser tão jovem, o Richard Sandrak já é famoso mundialmente.


Ernestine Shepherd, 73, entrou para o livro dos recordes, como a fisiculturista mais velha do mundo.

Gregg Valentino: seus bíceps explodiram devido à grande quantidade de anabolizantes consumidas.


Arnold Schwarzenegger: antes, fisiculturista; hoje, político.

Confira um vídeo dos maiores fisiculturistas da história, que passaram pelo Mr. Olympia, o campeonato de fisiculturismo do mundo:

• História do Fisiculturismo no Mr. Olympia

0 comentários:

 
PEscultura © 2008. Design by Pocket