segunda-feira, 31 de maio de 2010

Respeito.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Eu não sei por que é tão difícil compreender que para se ter uma sociedade justa, educada, saudável - acho que até- feliz é necessário ter base. Inventam leis mirabolantes e esperam que as pessoas compreendam tais leis.
Não deu pra entender, né? Vejamos...

Na minha época - que fique bem claro que não faz muito tempo- nós recebíamos educação em casa, e nos era recomendado levá-la pra onde fossemos. Já dizia minha mãe: “Educação de casa vai à praça”.

E é, justamente, nas praças, ruas, enfim, em qualquer lugar que não seja a casa –tenho dúvida disso- que não vemos a educação de casa. Mas, infelizmente, já faz tempo em que é de conhecimento de todos, que essa educação não se dá mais em casa, salvam-se as raras exceções.

Bom, todo esse meu blá, blá, blá, é pra falar das esculturas que são colocadas (ou não) nos prédios de acordo com a Lei Municipal de 1961, donde todo prédio que tenha mais 1000 m² de área construída, deve possuir uma obra de arte ou escultura de um artista pernambucano.

Bacana, não é?

Segundo a matéria do Diário se essa Lei tivesse sido cumprida desde o início, a cidade teria sido pioneira no mundo e faria de Recife uma das capitais da arte pública em escala mundial. Mas o que vemos, pelo menos o que eu vejo, são algumas esculturas sem sentido, servindo de enfeite, e outras tantas sendo depredadas.

Mas como esperar tanto respeito, se para as pessoas aquilo não faz sentido, e não estou desmerecendo a arte, de forma alguma, porém, não se ensina as crianças na escola a gostar de arte, ou a compreendê-la.

Tão pouco, ensinam crianças a gostar de música clássica, ou gostar de músicas que possuam sentido, e não apenas letras.

E por que os nossos governantes não criam leis, onde todas as crianças tenham direito a boa escola, boa educação, saúde de qualidade? E por que os nossos governantes não fazem acordos com grupos que possam ensinar, quem sabe, as famílias que não tem preparo para cuidar de seu filhos, a educar crianças que saiam nas ruas, e apreciem a arte, e a respeite. Não só respeite as esculturas dos prédios, mas respeitem o “patrimônio público’ como um todo.

Enfim, acho que para haver esse respeito tão esperado, é necessário dar o mesmo respeito a essas pessoas.

0 comentários:

 
PEscultura © 2008. Design by Pocket