segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cultura em Pedra

segunda-feira, 17 de maio de 2010
Entre poetas, compositores e escritores, doze personalidades foram escolhidas para representar o Recife e Pernambuco como um todo. Doze artistas pernambucanos de corpo e alma, cada um representado em 200 quilos de concreto, formam um circuito para quem quer conhecer as ruas do centro do Recife. Os locais de cada estátua não foram escolhidos por coincidência; cada um deles possui algo relacionado com a história do artista: Manuel Bandeira fica na Rua da Aurora, próxima à Rua da União, onde se criou; Clarice Lispector fica na Praça Maciel Pinheiro, em frente ao sobrado onde morou quando criança; já Chico Science e Capiba, ficam em locais estratégicos - o primeiro, na Rua da Moeda, lugar onde as mais diversas tribos se encontram; o segundo fica quase no cruzamento da Rua do Sol com a Avenida Guararapes, acenando para rua, que recebe anualmente desfile do Galo da Madrugada.
São obras como essas que engrandecem a cultura pernambucana e a fazem perdurar por anos. O Circuito da Poesia existe desde 2007 e é um atrativo para os que visitam a cidade e desejam conhecer um pouco da sua história. A história, como se sabe, uma vez escrita, não pode ser alterada. Para exaltá-la, nada melhor que registrá-la também em pedra. Isso garantirá que ela se estenda a várias gerações em uma estética artística diferenciada.
É uma pena, no entanto, que um trabalho desses não seja reconhecido pelo próprio povo pernambucano. Muitas pessoas que moram na cidade nem mesmo conhecem as estátuas do circuito, ou não conhece todas. É preciso incentivar o recifense a conhecer melhor sua cidade. Que esse circuito possa ser um convite não só para quem vem ao Recife pela primeira vez, mas também para aqueles que desejam redescobri-lo. É necessário também estar atento à preservação. Meses atrás a estátua de Chico Science foi derrubada e sofreu danos, tendo que passar um bom tempo em manutenção. É uma vergonha ver o patrimônio cultural ser depredado dessa forma. Onde está a consciência da população?


• Assita a uma matéria do Jornal Hoje em Junho de 2008.

0 comentários:

 
PEscultura © 2008. Design by Pocket